Workshops de melodrama

com PEPA DIAZ-MECO

MELODRAMA é a tragédia dos pobres…

No Paris romântico das margens do Sena: o povo pobre, mas honrado; as prostitutas; os ambientes sórdidos, adormecidos; as pessoas limpas de coração, martirizadas pela pobreza e o destino que os fez desgraçados.

Vamos trabalhar a partir do melodrama francês, que no princípio deste século fazia chorar todo o “público do paraíso”, onde todas as mulheres queriam que a heroína fosse a mulher dos ……seus filhos.
Histórias sensíveis, com muito coração, que revelam sempre a bondade das personagens, que tendem a ser alguém do povo.

É um curso para jogar com o prazer de ser um actor – actor.

O melodrama tem um modo próprio de actuar, uma técnica e regras de interpretação: o gesto, a pausa, a presença do actor, a voz “encorpada”, vibrante, reverberante, para sublinhar um texto bem dito, com a mão estendida a olhar o “público do paraíso”. Qualquer elemento cénico pode demonstrar as boas qualidades interpretativas e o prazer do actor.

CONTEÚDOS DO WORKSHOP:

– Encontro do figurino melodramático para cada actor
– Técnicas de Melodrama: Forma de andar e mover-se em cena; o ponto fixo; a contemplação; a pausa; o silêncio dramático.
– Histórias clássicas melodramáticas: Dramas familiares, Melodrama patriótico …. as voltas com a justiça.
– Criação de histórias melodramáticas.
– Trabalho com textos de melodramas clássicos dos grandes autores: Dumas , Charles Dikens

PEPA DIAZ-MECO
Com uma grande trajectória profissional no mundo do Clown, trabalhou ao longo de mais de vinte anos com companhias como: “Ulen Spigel”, “La Canapia” e a sua actual companhia “Pepadasola”. É Professora e Encenadora especializada em Teatro Gestual. Trabalha em Londres com Philippe Gaulier, Cia Complicité, Jos Huben, Jhon Wrait e grandes mestres do teatro gestual como Pierre Viland, Monika Pagneaux e em Itália com Mamadù Dioumè (actor da Cia Peter Broock). Nos últimos tempos leva o seu trabalho por várias países,entre eles, Espanha, Egipto e Portugal.

Be Sociable, Share!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website